sexta-feira, 16 de setembro de 2011

USINA GOOGLE!



O Google revelou que seus data centers usam cerca de 260 milhões de watts todos os dias. Isso é mais energia do que algumas cidades inteiras consomem– o suficiente para abastecer de 100 mil a 200 mil casas.

Como a maioria dos leitores da Info deve saber, toda vez que alguém faz uma das um bilhão de buscas no Google por dia, ou acessa um e-mail no Gmail, assiste a um vídeo no YouTube ou abre sua página do Orkut ou Google+ (ou usa qualquer serviço do Google), os data centers da empresa usam eletricidade.



É essa eletricidade dos data centers, somada a todo o consumo dos escritórios mundiais da empresa, que equivale aos 260 milhões de watts acima – e não a eletricidade que abastece seu PC, smartphone ou tablet quando você usa algum serviço do Google (importante ressaltar essa diferença..).

Mas, como bem colocado em uma matéria do NYT, embora o número do uso de eletricidade seja alto, ele é relativo. Ao ser dividido pelo número de usuários, chega-se a 180 watts/hora por mês (o equivalente a deixar um lâmpada de 60 watts ligada por três horas). Além disso, o Google alega que as pessoas acabam sendo mais “verdes” por causa dos serviços da empresa. Por exemplo, uma busca pode substituir uma ida de carro até a biblioteca mais próxima.

Outro dado interessante divulgado pelo Google é que, em 2010, 25% de toda energia que usou veio de fontesrenováveis – um número que deve chegar a 30% em 2011.

A conclusão? É uma empresa grande, que consome muito (muito mesmo!). Mas que, ao que tudo indica, pelo menos tem alguma preocupação em reduzir esse consumo.

Foto via: Flickr/ mjmonty


O Viaduto de Millau (em francês: Viaduc de Millau) é uma grande ponte suspensa por cabos que facilita a travessia do vale do rio Tarn, próximo de Millau, no sudoeste da França. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês especializado em pontes Michel Virlogeux, é a mais alta ponte aberta ao tráfego de veículos do mundo, com 343 metros de altura. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 2004 e aberta ao tráfego dois dias depois.

PONTE VASCO DA GAMA


A Ponte Vasco da Gama é uma ponte sobre o rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, muito próximo do Parque das Nações.O vão (comprimento do tabuleiro) do viaduto central é de 420 m. O projeto foi dividido em quatro partes, as quais foram construídas por empresas diferentes, e foi supervisionado por um consórcio independente. Encontraram-se até 3300 trabalhadores em simultâneo com o projeto, o qual constituiu 18 meses de preparação e 18 meses de construção.Devido ao tamanho da ponte, foi necessário tomar em conta a curvatura da Terra, no planeamento correto, pois em caso contrário, um desvio de 80 cm seria verificado em cada extremidade desta.


domingo, 11 de setembro de 2011



Imagine uma casa que garante proteção total contra enchentes e furacões. É o que os designers da 10 Design (de Hong Kong) estão prometendo com a nova residência conceitual apresentada. Em formato de bico de pato, ela possui uma camada de kevlar para criar isolamento térmico capaz de proteger os moradores em diversas temperaturas.
O sistema de proteção contra tornados é revolucionário. A casa conceitual conta com uma estrutura de elevação automatizada, podendo ser acionada também para descer a residência para baixo do nível do solo. Esse processo permite que os moradores fiquem totalmente protegidos da ação dos furacões, pois todo o material deixa de ser afetado pelas ventanias.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/casas/13244-casa-em-forma-de-bico-de-pato-resistira-a-tornados-e-inundacoes.htm#ixzz1XgNIXpGq